20 de julho de 2012

GREVE - NÃO HÁ PREVISÃO PARA O FIM

0

Professores em greve vão levar contraproposta ao governo federal

Os docentes estão em greve há mais de dois meses, exigindo reajuste salarial e reestruturação da carreira

20/07/2012 - 21:13 - Brasil
Os professores em greve das universidades federais vão apresentar uma contraproposta ao governo na reunião que vai ocorrer na próxima segunda-feira (23). A informação foi divulgada por representantes dos professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do ABC (UFABC) em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (20).
Os docentes estão em greve há mais de dois meses, exigindo reajuste salarial e reestruturação da carreira. O Ministério do Planejamento havia apresentado um plano em que prevê aumentos de até 45% nos salários dos professores.
Representantes dos docentes classificaram a proposta como 'enganadora e mentirosa'. 'A gente fez os cálculos e não tem nada disso. O primeiro aumento começa só daqui um ano', afirma Giorgio Romano, professor da UFABC.
Segundo dados apresentados na coletiva, os reajustes vão variar de 0,16% a 6,91% entre os nove níveis da carreira, descontada a inflação entre 2010 e 2015, prazo considerado pelo governo federal para a oferta do reajuste. Quatro dos níveis da carreira de docente acabariam perdendo com o aumento, se considerada a projeção de inflação de 35,5% no período, segundo média de dados do Banco Central e índices do Dieese, reunidos pelos docentes. Para Romano, 'o governo está vendendo gato por lebre'.
A contraproposta vai seguir a mesma linha do que o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) havia apresentado anteriormente ao governo, afirma o professor Denilson Cordeiro, do campus Diadema da Unifesp.
'A partir de amanhã até o final de domingo, o Andes vai discutir e elaborar uma contraproposta levando em conta as assembleias locais', diz Cordeiro. Segundo a professora Marcia Jacomino, também da Unifesp, 'várias seções [do Andes] estão dizendo quais pontos podemos negociar e quais não negociamos'.
Para a professora Virginia Junqueira, presidente da Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp), os pontos mínimos para negociar uma saída da greve incluem não haver perdas salariais considerando a inflação; não haver variação salarial muito díspar nos degraus da carreira; não haver limitação ao número de professores que podem se tornar titulares; entre outras questões. Os docentes ressaltam que a análise de uma proposta do governo ou a discussão sobre sair da greve dependem das assembleias dos professores.
Fonte: G1
Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: