20 de julho de 2012

SER SOLIDÁRIO FAZ BEM

0


Voluntários brasileiros somam 25% da população do país.



Pesquisa Ibope encomendada pela Rede Brasil Voluntário revela que 25% da população brasileira já fizeram ou participam de alguma ação voluntária. Este percentual representa aproximadamente 35 milhões de brasileiros. O “Cidades e Soluções” apresenta os detalhes do maior estudo já feito no país sobre esse imenso exército de anônimos, que dia a dia faz a diferença na vida de um número ainda maior de pessoas. De acordo com a pesquisa, a maioria dos voluntários brasileiros é do sexo feminino (53%), tem 39 anos de idade (22%), pertence a classe C (43%), está empregado (67%) e tem filhos (62%).
A diretora executiva do Rio Voluntário, Heloisa Coelho, comemora o fato de que 87% das pessoas que realizam esse tipo de trabalho estão motivadas a continuar. Destes, 67% revelam que são voluntários por solidariedade, pelo prazer de ajudar o próximo. Outros 32% dizem se dedicar ao voluntariado para melhorar o mundo. Heloísa destaca também a importância das instituições religiosas.
“Há uma predominância muito grande no voluntariado em instituições religiosas. Segundo a pesquisa, 67%. É tradição, o voluntariado veio durante séculos sempre ligado a igrejas e isso ainda é predominante”, informa Heloisa Coelho, diretora executiva do Rio Voluntário.
Ser voluntário, porém, não serve apenas para ajudar quem precisa. Segundo o psicólogo Luis Aimbinder, fazer o bem ao próximo beneficia não só quem é ajudado, mas também aquele que executa a ação: “É a coisa mais saudável que existe em termos físicos e psicológicos, porque dá um sentido à vida. A pessoa que está deprimida se pergunta que razão tem para sair da cama, o que há para fazer hoje. Quando ela faz o trabalho voluntario, passa a ter a necessidade de sair, dá um significado para a sua vida”.
A revolução digital e o incremento das redes sociais na internet abriram espaço para o serviço voluntário online.
A pesquisa diz que a maioria das pessoas que se dedica a esse tipo de voluntariado é classe media, depois seguida da classe alta. Ao todo, 87% deles têm celular e 62% acessam a internet. Há dois anos, o Centro de Valorização da vida, que há meio século realiza um serviço gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio por telefone, inaugurou o serviço on line, que vem crescendo rapidamente.
Muitas empresas já perceberam que estimular o voluntariado dá lucro. Quando o funcionário tem a chance de aprender novas funções e assumir novas responsabilidades, a empresa também se beneficia disso.
À frente do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, a ex-ministra da assistência social Wanda Engel reconhece que o estímulo do setor privado à mão de obra voluntária no Brasil é relativamente recente: “Basicamente o voluntariado empresarial no Brasil começa na década de 90 com o (sociólogo) Betinho. Ele trouxe a ideia como forma de cidadania e as empresas estatais criaram os seus comitês contra a fome etc.
O voluntariado também vem sendo estimulado em algumas escolas do país, como no caso do centenário Colégio Cruzeiro, com seus 1,8 mil alunos no centro do Rio: “A demanda surgiu por parte dos alunos em 2006. Eles foram procurar alguns professores e houve uma mobilização do colégio. Dali em diante, montamos cinco frentes de trabalho, buscamos parcerias de instituições próximas da escola, e aí não parou mais” revela Luciane Hentscke, coordenadora de ação social da Unidade Centro e Jacarepaguá do colégio.

Author Image
AboutAnônimo

Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design

Nenhum comentário: